Nós acreditamos que a felicidade faz parte da vida escolar de nossos alunos.

O Colégio São Raphael prepara estudantes para um mundo repleto de transformações e em progresso constante. Neste processo são fornecidas ferramentas e tecnologia de ponta para que o processo de aprendizagem do aluno ocorra de forma feliz, prazerosa e significativa.

Aqui desenvolvemos competências por meio de ações transformadoras e eventos informativos que tornam ainda mais significativa a vivência do estudante e da comunidade na escola e promovem uma evolução educacional que vai além nossa sala de aula.

Missão, Visão e Valores

O Colégio São Raphael acredita na base sólida formada por valores e pela parceria com as famílias, o que garante um ambiente acolhedor para que o estudante possa evoluir e aprender de maneira efetiva e completa.

Missão

Ser uma empresa provedora de soluções em educação, capacitação, desenvolvimento humano e profissional, agregando valor à sociedade, aos alunos, suas famílias e ao mercado de trabalho.

Visão

Ser reconhecida como referência em educação com diferenciais éticos de cidadania e profissionalismo.

Ética como princípio de ação.
Respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
Competência como padrão de atitudes.
Efetividade em transformar destinos através da educação.

Pilares Educacionais

Aprender a conhecer

Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, as crianças devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.

É importante incentivar a pesquisa individual para desenvolver o senso crítico e despertar a curiosidade intelectual. Com isso, promove-se a autonomia, tornando a pessoa capaz de ter discernimento e tomar suas próprias conclusões.

Para que o processo de descoberta seja eficiente, é preciso exercitar, ainda, a atenção, a memória e o pensamento.

Aprender a fazer

Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. Mobilizando suas habilidades cognitivas, elas devem estar aptas a:

• Fazer escolhas;

• Pensar criticamente;

• Solucionar problemas;

• Atuar da maneira mais adequada em situações incertas;

• Não confiar em modelos pré-existentes.

Dos pilares da educação da UNESCO, este é o que visa a formação do profissional. Isso porque, em meio aos avanços tecnológicos, a pessoa passa a ser mais exigida intelectual e mentalmente. Portanto, ela deve lidar e tomar decisões em qualquer situação a qual ela for inserida.

Aprender a conviver

Saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro são fatores-chave nos dias atuais. Esse pilar, portanto, gira em torno do aprendizado da não-violência, em que a hostilidade dá lugar ao espírito colaborativo.

Descobrir que o outro é diferente e, ao mesmo tempo, encarar essa diversidade como algo normal, é o que torna a convivência mais leve e permite criar laços afetivos. Junto a isso, há o fortalecimento da empatia, da tolerância e do respeito.

Para esse aprendizado, é importante que as escolas incentivem os alunos a realizarem projetos de cooperação. Pois, desta forma, eles aprendem desde cedo a lidar com conflitos e buscar maneiras de resolvê-los de forma pacífica.

Aprender a ser

O último dos pilares da educação da UNESCO está relacionado ao desenvolvimento do ser como um todo. No caso, todos precisam estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma e ser capaz de formar seu próprio juízo de valor.

Os fatores-chave deste aprendizado são:

• Inteligência;

• Criatividade;

• Sensibilidade;

• Responsabilidade;

• Pensamento crítico;

• Ética.

O pilar incentiva, ainda, a diversidade de personalidades e talentos – evitando que haja algum padrão de comportamento a ser seguido. Para isso, é essencial que os jovens vivenciem ocasiões que permitam descobertas e experimentações culturais, sociais, artísticas, desportivas, científicas e estéticas.

Desta forma, é possível descobrir o potencial de cada um e contribuir para o seu desenvolvimento.

O Colégio São Raphael acredita nos pilares da educação da UNESCO e busca transmiti-los para seus alunos. Focando, sempre, em desenvolver as habilidades do futuro.