

Nós acreditamos que a felicidade faz parte da vida escolar de nossos alunos.
O Colégio São Raphael prepara estudantes para um mundo repleto de transformações e em progresso constante. Neste processo são fornecidas ferramentas e tecnologia de ponta para que o processo de aprendizagem do aluno ocorra de forma feliz, prazerosa e significativa.
Aqui desenvolvemos competências por meio de ações transformadoras e eventos informativos que tornam ainda mais significativa a vivência do estudante e da comunidade na escola e promovem uma evolução educacional que vai além nossa sala de aula.
Missão, Visão e Valores
O Colégio São Raphael acredita na base sólida formada por valores e pela parceria com as famílias, o que garante um ambiente acolhedor para que o estudante possa evoluir e aprender de maneira efetiva e completa.
Missão
Ser uma empresa provedora de soluções em educação, capacitação, desenvolvimento humano e profissional, agregando valor à sociedade, aos alunos, suas famílias e ao mercado de trabalho.
Visão
Ser reconhecida como referência em educação com diferenciais éticos de cidadania e profissionalismo.
Valores
Ética como princípio de ação.
Respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
Competência como padrão de atitudes.
Efetividade em transformar destinos através da educação.
Pilares Educacionais
Aprender a conhecer
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, as crianças devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.
É importante incentivar a pesquisa individual para desenvolver o senso crítico e despertar a curiosidade intelectual. Com isso, promove-se a autonomia, tornando a pessoa capaz de ter discernimento e tomar suas próprias conclusões.
Para que o processo de descoberta seja eficiente, é preciso exercitar, ainda, a atenção, a memória e o pensamento.
Aprender a fazer
Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. Mobilizando suas habilidades cognitivas, elas devem estar aptas a:
-
Fazer escolhas;
-
Pensar criticamente;
-
Solucionar problemas;
-
Atuar da maneira mais adequada em situações incertas;
-
Não confiar em modelos pré-existentes.
Dos pilares da educação da UNESCO, este é o que visa a formação do profissional. Isso porque, em meio aos avanços tecnológicos, a pessoa passa a ser mais exigida intelectual e mentalmente. Portanto, ela deve lidar e tomar decisões em qualquer situação a qual ela for inserida.
Aprender a conviver
Saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro são fatores-chave nos dias atuais. Esse pilar, portanto, gira em torno do aprendizado da não-violência, em que a hostilidade dá lugar ao espírito colaborativo.
Descobrir que o outro é diferente e, ao mesmo tempo, encarar essa diversidade como algo normal, é o que torna a convivência mais leve e permite criar laços afetivos. Junto a isso, há o fortalecimento da empatia, da tolerância e do respeito.
Para esse aprendizado, é importante que as escolas incentivem os alunos a realizarem projetos de cooperação. Pois, desta forma, eles aprendem desde cedo a lidar com conflitos e buscar maneiras de resolvê-los de forma pacífica.
Aprender a ser
O último dos pilares da educação da UNESCO está relacionado ao desenvolvimento do ser como um todo. No caso, todos precisam estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma e ser capaz de formar seu próprio juízo de valor.
Os fatores-chave deste aprendizado são:
-
Inteligência;
-
Criatividade;
-
Sensibilidade;
-
Responsabilidade;
-
Pensamento crítico;
-
Ética.
O pilar incentiva, ainda, a diversidade de personalidades e talentos – evitando que haja algum padrão de comportamento a ser seguido. Para isso, é essencial que os jovens vivenciem ocasiões que permitam descobertas e experimentações culturais, sociais, artísticas, desportivas, científicas e estéticas.
Desta forma, é possível descobrir o potencial de cada um e contribuir para o seu desenvolvimento.
O Colégio São Raphael acredita nos pilares da educação da UNESCO e busca transmiti-los para seus alunos. Focando, sempre, em desenvolver as habilidades do futuro.